Sintero sedia encontro internacional sobre educação pública

Especialistas, estudiosos e autoridades da educação pública de seis países da América Latina confirmaram a participação no Encontro Latino-americano de Educação Pública, que acontece na Sede Administrativa do Sintero, em Porto Velho, nesta sexta-feira, 29, e sábado, 30.

Com o tema “Educação Pública – Democracia e Resistência”, o evento vai discutir, entre outros assuntos, a experiência educacional dos povos latino-americanos, a organização dos estados nacionais e os desafios da política de valorização dos profissionais da educação, o modelo educacional nos países latino-americanos e a conjuntura política na América Latina.

Os palestrantes serão Heleno Araújo (presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE), Armando Terrazas Calderón (coordenador de programa do Ministério da Educação da Bolívia), Eduardo Pereyra (secretário de Relações Internacionais da Confederação dos Trabalhadores da Argentina – CTERA), Elbia Pereira (Secretária Geral da Federação Uruguaia do Magistério – FUM-TEP), José Oliveira (Secretário da Federação Nacional dos Professores do Ensino Secundário do Uruguai-FENAPES), Combertty Rodrigues (Coordenador Geral da Internacional da Educação para a América Latina – IEAL), Juan Arancibia (Professor Pesquisador da Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM) e Juan Gabriel Espinola (Coordenador Geral da Organização de Trabalhadores da Educação do Paraguai – OTEP-A).

A cerimônia de abertura está marcada para iniciar às 8 horas da manhã com uma apresentação cultural, e logo após serão iniciadas as palestras e debates.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, disse que para Rondônia e para os trabalhadores em educação é uma honra sediar um evento de tamanha importância.

“Isso mostra que não estamos sós nessa luta pela valorização dos trabalhadores em educação e pela melhoria das condições de trabalho e da qualidade do ensino público”, disse.

Todas as palestras e os debates serão realizados no auditório do Sintero, na Sede Administrativa do sindicato, na Rua Rui Barbosa nº 713, Bairro Arigolândia, em Porto Velho/RO.

Fonte: Assessoria