Hidrelétrica doa resíduos para cooperativas de Porto Velho

A empresa acaba de firmar uma parceria com a prefeitura de Porto Velho que consiste na doação de todos os resíduos recicláveis da usina para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que destinará o material para duas cooperativas de catadores de materiais recicláveis: Catanorte e Asprovel.

São 10 toneladas de materiais que incluem papéis, papelões, plásticos, alumínio e borracha, além de aproximadamente sete toneladas de metal que serão vendidos pelas cooperativas. “Esta ação contribui para o aumento de renda para as pessoas que participam das cooperativas e, ao mesmo tempo, garante o destino correto dos resíduos da usina. É a preservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento sustentável”, explica a coordenadora de Meio Ambiente da Santo Antônio Energia, Rozângela Bezerra. Com a doação dos resíduos, a hidrelétrica receberá da prefeitura o Certificado de Destinação Final dos Materiais Recicláveis.

Cooperativa

A Catanorte possui cerca de 300 catadores de materiais recicláveis. O material recolhido em toda a cidade, cerca de 150 toneladas por mês, é vendido para empresas de Rondônia e São Paulo que fabricam baldes, sacolas plásticas, tampas de garrafas, entre outros objetos. “Vamos vender estes materiais doados pela empresa e melhorar a renda de muitas famílias que vivem do trabalho na cooperativa”, explica o presidente da Catanorte, Adaíldo da Silva.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Robson Damasceno, lembra que a parceria com a hidrelétrica foi feita justamente no Dia Internacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, comemorado em 1 de Março.

Fonte: Assessoria