Proteção de crianças e adolescentes vítimas de abuso é tema de seminário no dia 17, em Porto Velho

No dia 17 de maio acontece o seminário “Estratégia para escuta de crianças e adolescentes vítimas”, no auditório do Ministério Público do Estado, em Porto Velho. Um dos objetivos é relembrar o dia 18 de maio, conhecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Entre os temas abordados estão: a aplicabilidade da lei de escuta de crianças e adolescentes; estratégia do poder judiciário para aplicabilidade da lei de escuta de crianças e adolescentes; subscrição do termo de cooperação institucional para aplicação da lei de escuta de crianças e adolescentes; comitê estadual de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Porto Velho, entre outros.

Segundo a coordenadora do núcleo de proteção à criança e ao adolescente da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Rose Silva, toda a discussão é válida para que crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos.

“O evento nos relembra que a sociedade tem que está atenta quanto ao aumento dos crimes de abuso sexual contra as nossas crianças e adolescentes. Essa lei, a de escuta protegida, traz uma maior segurança para as vítimas desses crimes”, resume a coordenadora.

O seminário acontece das 8h às 12h e também contará com a participação de representantes da Sesdec, Seduc e Sesau; do Comitê Estadual de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do Município, e das secretarias municipais de saúde, assistência social e educação.

Autor / Fonte: Seas