Fecomércio-RO participa de inauguração de ELO do aeroporto da capital

O vice-presidente da Fecomércio-RO, Gladstone Frota, destacou na manhã da úlyima quarta-feira o novo e moderno sistema de ponte de embarque e desembarque de passageiros do aeroporto da capital, durante solenidade que contou com a participação do presidente do Secovi, Abrão Viana Lima, do governador do Estado, Daniel Pereira, do diretor de aeroportos da Infraero de Brasília, Márcio Jordão e da deputada Federal Marinha Raupp.

Na ocasião  Gladstone Frota afirmou que “Essa estrutura que hoje está sendo inaugurada é fruto de um trabalho que começou há vários anos e que teve a participação da Fecomércio-RO, com o apoio a Infraero e da deputada Marinha Raupp. O aeroporto internacional hoje conta com uma plataforma de embarque e desembarque entre as melhores do País, algo que é digno do nosso reconhecimento.”

No seu pronunciamento, o representante nacional da Infraero, Márcio Jordão, destacou que o ELO é o primeiro passo para o alfandegamento de passageiros e cargas do aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira, e colocou à disposição as equipes técnicas de Brasília e da capital para conclusão do processo do alfandegamento. “Além dos ELO´s que estamos inaugurando hoje, há a previsão de um investimento de R$ 15 milhões na reforma da pista do aeroporto Jorge Teixeira, em 2019”, anunciou.

Nas suas considerações, Daniel Pereira disse que o esforço para melhorar a oferta de voos no Estado faz parte de um projeto para a criação de uma cultura turística em Rondônia. Segundo ele, o Estado passa por um ciclo de desenvolvimento econômico favorável, o que o obriga a ter uma estrutura aeroportuária condizente com este processo de crescimento. “Tivemos recentemente a Rondônia Rural Show com a presença de representantes de doze nações. Temos aqui ao lado o Peru e Bolívia, que, além de serem potenciais parceiros econômicos, tem interesses em ampliar o intercâmbio cultural com Rondônia, além da nossa vocação para o agronegócio. Há motivos de sobra para nos preocupar com a melhoria da nossa infraestrutura aeroportuária não somente para as exportações, mas, também para o intercâmbio turístico”.

OS ELOS´S

Os ELO´s são Conectores modulares móveis climatizados, confortáveis e com elevador que facilitam a mobilidade dos passageiros, inclusive deficientes, entre aeronaves e o terminal. Orçada em R$ 6,09 milhões, a estrutura foi desenvolvida a partir de uma parceria entre a Infraero e a empresa gaúcha Ortobras, especializada em acessibilidade.

Com 100% de tecnologia nacional, o sistema se diferencia da estrutura suspensa dos conhecidos “fingers” por estabelecer uma ligação com a aeronave a partir de uma passarela em solo que apresenta duas opções para chegar à porta do avião: por escada ou por um elevador, com capacidade para 225 kg, para uso de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. A contratada responsável pelo fornecimento e instalação dos Elos é a Empresa Brasileira de Soluções Aeroportuárias (EBSA). A tecnologia empregada no Elo segue o conceito de sustentabilidade e, de acordo com os princípios da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, é adequada às aeronaves comumente utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras. Além disto , a solução ganhou o Prêmio de Inovação Tecnológica da TranspoQuip, a maior feira de infraestrutura para estradas, ferrovias, portos e aeroportos da América Latina, realizada dezembro de 2013, em São Paulo.

Fonte: ASSESSORIA – FECOMERCIO